Como definir os docinhos do seu Casamento?


Essa é uma das partes mais gostosas do casamento! Desde o Planejamento enquanto ainda está se escolhendo fornecedor, em meio a degustações e grande variedade de tipos e sabores de doces, vem uma das principais perguntas dos casais: Como definir os doces do Casamento? Quantidade? Sabor? Variedade?

Bom, a quantidade que eu recomendo aos meus noivos varia bastante de acordo com alguns fatores, como por exemplo:

  • Número de convidados.

  • Se haverá sobremesa no serviço oferecido pelo Buffet.

  • O tamanho da mesa e das bandejas onde ficarão os doces.

A quantidade mínima que eu recomendo é de 4 doces por convidado. A média mais utilizada é de 6 ou 7. Mas já fiz casamentos com até 10 doces por convidado.

Geralmente é bom escolher pelo menos 50 a 60 de cada tipo, pois essa é a quantidade que geralmente preenche uma bandeja e assim elas ficam bem completas.


Como citei acima, o tamanho da mesa de doces deve ser levado em consideração. Por exemplo, para uma mesa de doces de 2m x 1m, eu coloco pelo menos 400 doces. Para uma mesa de 3 metros eu colocaria pelo menos uns 600. Nem todos os doces vão para a mesa logo no inicio. Então, minha recomendação é de que você alinhe com sua decoradora as quantidades e tipos de doces comprados para assim ela locar o tamanho de mesa correto e a quantidade de forminhas certa.


Outro ponto que deve ser levado em consideração é se o serviço de buffet também irá servir sobremesa. Geralmente, nas ultimas duas horas de evento, quando se é cortado o bolo, ele é servido pelos garçons. Junto do bolo, geralmente nós colocamos também os doces que ainda estão na mesa. Esse momento o pessoal já bebeu bastante e é legal ter algo doce pra dar “amenizada” no álcool. Se já tiver sobremesa oferecida pelo buffet não há necessidade de tanto doce. Da mesma forma quando você fecha o cardápio do buffet, é importante ter isso em mente, caso a sobremesa seja um item opcional.


Abaixo coloquei fotos de alguns doces da Louzieh Doces que é uma fornecedora talentosíssima e super querida aqui do Rio de Janeiro. Temos aqui desde os tradicionais brigadeiros que podem ser de vários tipos e esses geralmente ficam dentro das forminhas.



Tem também esses doces finos, como esses aqui da Ana Foster, por exemplo, que ficam direto nas bandejas e não precisam de forminhas. Existem doces de todos os tipos: caramelados, fondados, em vasinhos, passados no açúcar... Os queridinhos do momento são os doces de frutas:


Nas degustações, oriento ir sem estar com o estomago, pois são muitos doces para experimentar e você provavelmente não vai curtir esse momento como deveria se estiver já cheio. Outra dica é sempre beber um pouco de água entre uma prova e outra. Senão você não vai sentir o gosto real daquele doce. É como quando tomamos café e comemos bolo de manhã. O gosto do café some porque estamos comendo algo mais doce no momento.


Bom pessoal, por hoje é só. Espero que tenham gostado das dicas! <3


Um beijo

Maria Mendonça

Curta o seu casamento desde o começo, iniciando pela organização dele!

Mais essência, menos excessos. Só Amor.

E-mail: soamor.eventos@gmail.com - Telefone: 55 21 96845-8025 - Instagram: @soamor.eventos